LUSÍADAS SAÚDE

serviços médicos
orientados por SEO

CAPACIDADES

Inteligência e análise de dados
CX & UX
Interface do usuário e design editorial
Fotografia e Vídeo
Estratégia e criação completa de conteúdo
Gestão de redes sociais
Stack development completo

o desafio

O Grupo Lusíadas é agora um modelo brilhante de uma estratégia de conteúdo totalmente integrada, mas foi desde 2014 que levamos uma das marcas líderes de saúde ao topo. Combinamos pesquisa, excelência social e médica para cobrir a jornada desde o primeiro sintoma até à recuperação.

 

Para aumentar a notoriedade e a aceitação da marca, tivemos de ser ousados. Na verdade, queríamos inovar e fazer as coisas de forma diferente dos concorrentes em media offline e online (revista, website e presenças de media social – Facebook, Instagram, LinkedIn e YouTube).

 

Com o impressionante número de 80% de pessoas que recorrem ao Google quando têm questões de saúde, desenvolvemos uma estratégia que permite à Lusíadas fazer a diferença: em vez de nos focarmos apenas na conversão, como outras marcas, estamos a chegar às pessoas quando ainda não estão à procura de um provedor de saúde. E o ponto de partida foi a criação do hub de conteúdos de saúde, que faz parte do site institucional da Lusíadas.

ENTREGAS

Central de Conteúdo de Saúde
Revista Lusíadas
Lusíadas Newsletter
Lusíadas Corporate TV
Lusíadas Facebook (até 2018)
Projetos Especiais

o processo

Projetámos uma estratégia de conteúdo focada em ajudar as pessoas desde o primeiro ponto de preocupação – quando pesquisam on-line por uma questão de saúde. Essa é a ideia por trás do blog, um hub de conteúdo de saúde com um tom de voz claro e direto. Este ponto de contato aborda as dúvidas da população – como ‘cancro de pele: os diferentes tipos’ –, mas também assuntos considerados embaraçosos ou tabus, como troca de fezes e uso de preservativo. O conteúdo é verificado pela equipa médica da Lusíadas, conferindo-lhe um selo adicional de validação.

 

Como fizemos isso? Estivemos constantemente a usar a inteligência e a análise de dados aliadas a uma forte equipa editorial, a fim de refinar e ajustar o conteúdo e a estratégia de marketing. O nosso objetivo era entender profundamente, o que as pessoas precisam e maximizar o alcance orgânico, mas também ser uma presença regular nas redes sociais – quando as pessoas não estão à nossa procura, mas são impactadas pelo nosso conteúdo.

Uma revista de ouro

Lançámos a revista Lusíadas em 2014, como uma revista semestral, e em 2017 passou a ser publicada três vezes ao ano. Está distribuída em todas as salas de espera dos hospitais e clínicas Lusíadas. A missão da revista é criar proximidade com os leitores, construir notoriedade e envolvimento, e fortalecer a credibilidade da marca – a equipa médica da Lusíadas contribui e valida todo o seu conteúdo. Em 2015, a revista Lusíadas venceu a categoria “Best Healthcare/Medical Publication” nos Content Marketing Awards, o maior prémio de marketing de conteúdo, sendo muitas vezes descrito como o ‘campeonato mundial do marketing de conteúdos’.

PRÉMIOS

CMA (Londres), Prata – Melhor uso de SEO 2018
CMA (Londres), Ouro – Melhor Publicação de Saúde 2015

o resultado

O hub de conteúdos de saúde é agora a principal fonte de tráfego para lusiadas.pt, representando 57% do tráfego total em 2019. A nossa aposta nas pesquisas orgânicas dos motores de busca, deu aos Lusíadas uma sólida autoridade entre um grupo relevante de palavras-chave, relacionadas com a saúde, que tornam a marca uma referência. Olhando para os números, entre 2017 e 2019, as visitas ao blog aumentaram 109% e as pessoas passaram 5,5 minutos lendo os artigos.

 

A cereja do bolo é o prémio que recebemos em 2018 por conta da nossa abordagem. A Lusíadas foi premiada com Prata pela utilização de uma estratégia de SEO numa das mais importantes competições de marketing de conteúdos a nível mundial, o International Content Marketing Awards (Content Marketing Association).

Lusíadas Corporate TV

Em 2016, a Lusíadas Corporate TV juntou-se ao projeto. Todos os hospitais e clínicas Lusíadas têm ecrãs de TV nas salas de espera e esta era uma excelente oportunidade para chegar até às pessoas na sala de espera, criando notoriedade e envolvimento para a marca através de conteúdos úteis. O resultado foi uma transmissão contínua de um mix de vídeos que produzimos e o reaproveitamento do conteúdo originalmente publicado no blog. O principal objetivo era criar proximidade com os clientes e fortalecer a credibilidade da marca – a equipa médica da Lusíadas contribui e valida todo o conteúdo.

chegou o momento da verdade

vamos dar um Plot twist?